Escola Básica de Leça da Palmeira
Projeto Eco-Leça
Rana perezi
|
Professor responsável pelo projeto
Manuel Barreiro
Co-coordenação
Aldina Marques
Parceiros
- ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa)
- Câmara Municipal de Matosinhos
- Junta de Freguesia de Leça da Palmeira
- LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto)
- CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da
Universidade do Porto)
Introdução
O Programa Eco-Escolas é
uma iniciativa de âmbito europeu sob a responsabilidade da Fundação para a
Educação Ambiental na Europa (FEEE) e implementada em Portugal pela Associação
Bandeira Azul da Europa (ABAE), sendo destinado às escolas com ensino básico e
que visa reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do
Ambiente. É no âmbito deste programa que será desenvolvido o Projeto Eco-Leça.
O Programa está orientado para a implementação da Agenda
21 ao nível local,
visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida
quotidiana da escola.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a
comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples
atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.
Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar
nos processos de decisão, a serem ativos e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da
sua vida pessoal, familiar e comunitária.
O Programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias
locais entre a escola
e as autarquias, contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o
processo, das autarquias, empresas, órgãos de comunicação social e outros
agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.
A implementação do Projeto Eco-Leça permite a integração
estruturada de projetos e atividades que contribuem para a consecução dos
objetivos estratégicos e áreas de intervenção previstos no Projeto Educativo do
Agrupamento, nomeadamente no que diz respeito à área do ambiente e da
cidadania.
Objetivos Estratégicos e
Áreas de Intervenção (de acordo com o Projeto Educativo)
O desenvolvimento do Projeto Eco-Leça contribuirá para a consecução dos objetivos
estratégicos e das áreas de intervenção estabelecidas no Projeto Educativo
desta escola. A saber:
2.
Promover o sucesso educativo.
6. Aumentar a
qualidade das práticas educativas e organizacionais, assegurando a efetiva articulação
sequencial entre ciclos do Agrupamento.
8.
Promover a educação para a saúde e para a defesa do ambiente.
11. Investir na
qualidade e no uso das novas tecnologias para melhoria dos processos administrativos,
pedagógicos e de comunicação.
12. Zelar
pela conservação, limpeza, melhoramento e embelezamento dos espaços escolares,
fomentando a prática de atitudes cívicas.
13. Fomentar e
intensificar a relação Escola/ Família e o envolvimento/ participação dos encarregados
de educação nas atividades do Agrupamento e na vida escolar dos seus educandos.
14.
Aprofundar a relação e colaborar com diferentes parceiros comunitários.
Nota:
A numeração utilizada é a que consta no Projeto Educativo da escola.
Metodologia
Deverá ser estratégia da Escola Básica de Leça da
Palmeira, enquanto Escola inscrita no Programa Eco-Escolas, seguir uma
metodologia proposta pela ABAE, constituída por sete passos diferenciados:
1 - Constituir o Conselho
Eco-Escola;
2 - Realizar a Auditoria
Ambiental;
3 - Concretizar o Plano de
Ação;
4 - Monitorizar e Avaliar o
Plano de Ação;
5 - Desenvolver Trabalhos
Curriculares;
6 - Informação e
Envolvimento da Escola e da Comunidade Local;
7
- Elaboração do Eco-Código.
Conselho Eco-Escola
Definição
O Conselho Eco-Escola é a força motriz do projeto e deve assegurar a execução dos
outros elementos.
Ao Conselho Eco-Escola
cabe-lhe mais especificamente implementar a auditoria ambiental, discutir o
plano de ação, monitorizar e avaliar as atividades e ainda coordenar as formas
de divulgação do Programa na escola e Comunidade.
Objetivos
O Conselho Eco-Escola tem os seguintes objetivos:
•
Assegurar que os outros seis elementos são
adotados planeando a sua implementação;
•
Assegurar a participação ativa dos alunos no processo de decisão do Programa
•
Assegurar que as opiniões de toda a comunidade escolar são tidas em consideração
e, sempre que possível, postas em prática;
•
Estabelecer a ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade
local;
·
Contribuir para a promoção
do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno de
questões ambientais;
• Criar condições para sensibilizar a comunidade
educativa para a adoção de estratégias promotoras de um desenvolvimento
sustentável.
• Identificar problemas ambientais com vista a uma
intervenção eficiente na preservação da natureza.
• Assegurar
a continuidade do Programa.
Constituição
Coordenador do Programa Eco-Escolas e
Representante da Direção
- Manuel Barreiro
Co-Coordenadora do Programa Eco-Escolas
- Maria Ribeiro
Representante da Câmara Municipal de
Matosinhos
- Fernanda Ribeiro
Representante da Junta de Freguesia
- Manuela Galante
Representante da LIPOR
- Carla Fernandes
Representante dos Pais
-
Representantes do Pessoal Docente
Representante do Pessoal Não Docente
-
Sandra Ribeiro
Representantes dos alunos
Regimento
1. O Conselho Eco-escola reúne
ordinariamente uma vez por período.
2. Extraordinariamente, o Conselho
Eco-escola pode reunir a todo o momento, por iniciativa do seu coordenador ou a
requerimento de, pelo menos, dois terços dos seus membros em efetividade de
funções.
3. As reuniões do Conselho Eco-escola são
convocadas pelo seu coordenador, com a antecedência mínima de uma semana. A convocatória deve conter os seguintes elementos:
dia, hora e local da reunião, bem como a Ordem de Trabalhos.
4. As reuniões do Conselho Eco-escola são
presididas pelo coordenador.
6. De todas as reuniões do Conselho
Eco-escola são lavradas atas ou suportes escritos que, depois de assinadas pelo
coordenador e pelo secretário, devem ser arquivados em dossier próprio.
Auditoria ambiental
A
Auditoria Ambiental tem como objetivo diagnosticar e avaliar a prática de ações
conducentes a uma boa cultura ambiental e realizar-se-á em dois momentos
distintos - no início e no final do ano letivo. Devido às atividades inerentes ao processo, constituirá a primeira
atividade de sensibilização e divulgação do Projeto Eco-Leça.
Analisados os resultados da primeira Auditoria Ambiental, cabe ao
Conselho Eco-Escola definir objetivos e delinear ações concretas adaptadas
à realidade da Escola Básica de Leça
da Palmeira, de forma a corrigir/melhorar as situações identificadas.
No final do ano, a Auditoria
Ambiental tem como objetivo avaliar
todo o processo inerente à educação ambiental, que se pretende dinamizar na Escola Básica de Leça da Palmeira,
evidenciando-se assim os progressos efetivos, os pontos fracos e os pontos
fortes. Esta avaliação servirá, simultaneamente, de ponto de partida para o
Programa a desenvolver no ano letivo seguinte.
Os resultados das
Auditorias Ambientais serão divulgados à comunidade escolar, privilegiando a via
e-mail e o blogue Eco-Leça.
Plano de
ação
O Plano de Ação será definido após a análise dos resultados da Auditoria
Ambiental, e incluirá a realização de atividades curriculares ou
extracurriculares que abordem os temas definidos no âmbito do Projeto Eco-Leça.
Estas atividades devem envolver o maior número possível de alunos.
Independentemente do número de alunos envolvidos no Programa Eco-Escola,
deve fazer-se um esforço de envolvimento de toda a Escola e da Comunidade
Local.
Os trabalhos a desenvolver abordarão os temas base existentes (que
são obrigatórios para obter a Bandeira Verde de Eco-Escola) - Água, Resíduos, Energia – o
tema do ano – Mar – temas
complementares – Floresta e
Biodiversidade. Quanto aos restantes
temas complementares, estes não serão incluídos no projeto base. Contudo, caso se considere
pertinente a sua inclusão, esta acontecerá posteriormente.
O Plano de Ação deverá incluir, obrigatoriamente:
·
Diagnóstico e avaliação das políticas ambientais
da escola e da comunidade escolar (Auditoria ambiental).
·
Elaboração do Eco-Código (elaboração de um
código de conduta que deve descrever
uma ação concreta a cumprir por todos os elementos da comunidade escolar:
alunos, professores e funcionários).
Todas as atividades desenvolvidas serão monitorizadas e avaliadas pelo
Conselho Eco-Escola e divulgadas através de email, vitrine eco-escolas e no
blogue do projeto.
Avaliação
O projeto será
avaliado qualitativamente no final de cada semestre, tendo em conta o cumprimento
dos objetivos estabelecidos.
î
Modos e instrumentos de avaliação:
ê
Grau de concretização das atividades;
ê
Relatórios das atividades;
ê
Relatório final;
ê
Outros que se considerem pertinentes.
Conclusão
Este projeto possibilitará vivências de
aprendizagem muito enriquecedoras para o desenvolvimento de competências
específicas no âmbito das Ciências, além de promover o conhecimento do meio
envolvente e o envolvimento da escola com uma entidade de carácter científico,
contribuindo de forma objetiva para a promoção de uma consciência ecológica,
informando, sensibilizando e agindo no terreno.
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