PROJETO ECO-LEÇA 2013-2014



Escola Básica de Leça da Palmeira




Projeto Eco-Leça


Desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas
Rana perezi

Professor responsável pelo projeto

 Manuel Barreiro

Co-coordenação

Aldina Marques

Parceiros

- ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa)

- Câmara Municipal de Matosinhos

- Junta de Freguesia de Leça da Palmeira

- LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto)

- CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto)




Introdução

O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito europeu sob a responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental na Europa (FEEE) e implementada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), sendo destinado às escolas com ensino básico e que visa reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do Ambiente. É no âmbito deste programa que será desenvolvido o Projeto Eco-Leça.

O Programa está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola.

As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão, a serem ativos e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

O Programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, das autarquias, empresas, órgãos de comunicação social e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.

A implementação do Projeto Eco-Leça permite a integração estruturada de projetos e atividades que contribuem para a consecução dos objetivos estratégicos e áreas de intervenção previstos no Projeto Educativo do Agrupamento, nomeadamente no que diz respeito à área do ambiente e da cidadania.






Objetivos Estratégicos e Áreas de Intervenção (de acordo com o Projeto Educativo)

O desenvolvimento do Projeto Eco-Leça contribuirá para a consecução dos objetivos estratégicos e das áreas de intervenção estabelecidas no Projeto Educativo desta escola. A saber:

2. Promover o sucesso educativo.

6. Aumentar a qualidade das práticas educativas e organizacionais, assegurando a efetiva articulação sequencial entre ciclos do Agrupamento.

8. Promover a educação para a saúde e para a defesa do ambiente.

11. Investir na qualidade e no uso das novas tecnologias para melhoria dos processos administrativos, pedagógicos e de comunicação.

12. Zelar pela conservação, limpeza, melhoramento e embelezamento dos espaços escolares, fomentando a prática de atitudes cívicas.

13. Fomentar e intensificar a relação Escola/ Família e o envolvimento/ participação dos encarregados de educação nas atividades do Agrupamento e na vida escolar dos seus educandos.

14. Aprofundar a relação e colaborar com diferentes parceiros comunitários.

 Nota: A numeração utilizada é a que consta no Projeto Educativo da escola.








Metodologia




Deverá ser estratégia da Escola Básica de Leça da Palmeira, enquanto Escola inscrita no Programa Eco-Escolas, seguir uma metodologia proposta pela ABAE, constituída por sete passos diferenciados:

1 - Constituir o Conselho Eco-Escola;

2 - Realizar a Auditoria Ambiental;

3 - Concretizar o Plano de Ação;

4 - Monitorizar e Avaliar o Plano de Ação;

5 - Desenvolver Trabalhos Curriculares;

6 - Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local;

7 - Elaboração do Eco-Código.





Conselho Eco-Escola


 Definição

O Conselho Eco-Escola é a força motriz do projeto e deve assegurar a execução dos outros elementos.

Ao Conselho Eco-Escola cabe-lhe mais especificamente implementar a auditoria ambiental, discutir o plano de ação, monitorizar e avaliar as atividades e ainda coordenar as formas de divulgação do Programa na escola e Comunidade.



Objetivos

O Conselho Eco-Escola tem os seguintes objetivos:

• Assegurar que os outros seis elementos são adotados planeando a sua implementação;

• Assegurar a participação ativa dos alunos no processo de decisão do Programa

• Assegurar que as opiniões de toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;

• Estabelecer a ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;

·   Contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno de questões ambientais;

Criar condições para sensibilizar a comunidade educativa para a adoção de estratégias promotoras de um desenvolvimento sustentável.

Identificar problemas ambientais com vista a uma intervenção eficiente na preservação da natureza.

• Assegurar a continuidade do Programa.



Constituição

Coordenador do Programa Eco-Escolas e Representante da Direção

- Manuel Barreiro

Co-Coordenadora do Programa Eco-Escolas

- Maria Ribeiro

Representante da Câmara Municipal de Matosinhos

- Fernanda Ribeiro

Representante da Junta de Freguesia

- Manuela Galante

Representante da LIPOR

- Carla Fernandes

Representante dos Pais


Representantes do Pessoal Docente



Representante do Pessoal Não Docente

- Sandra Ribeiro


Representantes dos alunos





Regimento


1. O Conselho Eco-escola reúne ordinariamente uma vez por período.

2. Extraordinariamente, o Conselho Eco-escola pode reunir a todo o momento, por iniciativa do seu coordenador ou a requerimento de, pelo menos, dois terços dos seus membros em efetividade de funções.

3. As reuniões do Conselho Eco-escola são convocadas pelo seu coordenador, com a antecedência mínima de uma semana. A convocatória deve conter os seguintes elementos: dia, hora e local da reunião, bem como a Ordem de Trabalhos.

4. As reuniões do Conselho Eco-escola são presididas pelo coordenador.

6. De todas as reuniões do Conselho Eco-escola são lavradas atas ou suportes escritos que, depois de assinadas pelo coordenador e pelo secretário, devem ser arquivados em dossier próprio.

Auditoria ambiental


A Auditoria Ambiental tem como objetivo diagnosticar e avaliar a prática de ações conducentes a uma boa cultura ambiental e realizar-se-á em dois momentos distintos - no início e no final do ano letivo. Devido às atividades inerentes ao processo, constituirá a primeira atividade de sensibilização e divulgação do Projeto Eco-Leça.

Analisados os resultados da primeira Auditoria Ambiental, cabe ao Conselho Eco-Escola definir objetivos e delinear ações concretas adaptadas à realidade da Escola Básica de Leça da Palmeira, de forma a corrigir/melhorar as situações identificadas.

No final do ano, a Auditoria Ambiental tem como objetivo avaliar todo o processo inerente à educação ambiental, que se pretende dinamizar na Escola Básica de Leça da Palmeira, evidenciando-se assim os progressos efetivos, os pontos fracos e os pontos fortes. Esta avaliação servirá, simultaneamente, de ponto de partida para o Programa a desenvolver no ano letivo seguinte.

Os resultados das Auditorias Ambientais serão divulgados à comunidade escolar, privilegiando a via e-mail e o blogue Eco-Leça.

Plano de ação

O Plano de Ação será definido após a análise dos resultados da Auditoria Ambiental, e incluirá a realização de atividades curriculares ou extracurriculares que abordem os temas definidos no âmbito do Projeto Eco-Leça. Estas atividades devem envolver o maior número possível de alunos.

Independentemente do número de alunos envolvidos no Programa Eco-Escola, deve fazer-se um esforço de envolvimento de toda a Escola e da Comunidade Local.

Os trabalhos a desenvolver abordarão os temas base existentes (que são obrigatórios para obter a Bandeira Verde de Eco-Escola) - Água, Resíduos, Energia – o tema do ano – Mar – temas complementares – Floresta e Biodiversidade. Quanto aos restantes temas complementares, estes não serão incluídos no projeto base. Contudo, caso se considere pertinente a sua inclusão, esta acontecerá posteriormente.

O Plano de Ação deverá incluir, obrigatoriamente:

·   Diagnóstico e avaliação das políticas ambientais da escola e da comunidade escolar (Auditoria ambiental).

·   Elaboração do Eco-Código (elaboração de um código de conduta que deve descrever uma ação concreta a cumprir por todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores e funcionários).

Todas as atividades desenvolvidas serão monitorizadas e avaliadas pelo Conselho Eco-Escola e divulgadas através de email, vitrine eco-escolas e no blogue do projeto.

Avaliação

O projeto será avaliado qualitativamente no final de cada semestre, tendo em conta o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

î Modos e instrumentos de avaliação:

ê Grau de concretização das atividades;

ê Relatórios das atividades;

ê Relatório final;

ê Outros que se considerem pertinentes.

Conclusão

 Este projeto possibilitará vivências de aprendizagem muito enriquecedoras para o desenvolvimento de competências específicas no âmbito das Ciências, além de promover o conhecimento do meio envolvente e o envolvimento da escola com uma entidade de carácter científico, contribuindo de forma objetiva para a promoção de uma consciência ecológica, informando, sensibilizando e agindo no terreno.


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