AUDITORIA AMBENTAL



Aspetos a salientar da AUDITORIA AMBIENTAL
A auditoria ambiental constitui um importante instrumento de diagnóstico ambiental da comunidade escolar e um dos suportes metodológicos do Programa Eco-escolas. Esta auditoria resultou de um conjunto de questões, umas de observação e outras que foram objecto de um inquérito a 216 alunos e 35 profissionais. Os temas abordados na auditoria foram os seguintes: resíduos, água, energia, transportes, ruído, espaços exteriores, biodiversidade e política ambiental. Destes, o projeto Eco-Leça irá trabalhar durante este ano letivo a energia, água e resíduos (temas obrigatórios), assim com a floresta e biodiversidade (temas facultativos).
Analisando os resultados e considerando os critérios que constam do guia de auditoria ambiental da ABAE, verifica-se que os índices de desempenho da nossa escola em cada um dos temas referidos são inferiores a 50% em três dos oito temas (resíduos 42,6%; transportes 32,6%; biodiversidade 20%), em dois temas é 50% (água e ruído) e superior a 50% em três temas (energia 78%; espaços exteriores 73,3%; política ambiental 70%).No índice global obtivemos 52,1 %.
Na minha opinião, algumas das questões consideradas para a obtenção destes índices de desempenho não são essenciais e a resolução de algumas das situação mais negativas não passa pelo trabalho na escola. No entanto, é de salientar algumas situações cujo resultado obtido foi insatisfatório e que podem constituir as referências para o nosso trabalho durante este ano letivo. Em relação aos temas cujo índice de desempenho é menos positivo, o ruído é o mais preocupante porque ainda não é objeto das nossas atividades de intervenção. Ao contrário dos transportes, este é um tema que está ao nosso alcance trabalhar para melhorar o seu índice de desempenho.

Aspetos a salientar:
î Existe muito lixo no chão, nomeadamente depois do intervalo principal da manhã e no espaço do piso -1.
î Insuficiência de contentores para separação de resíduos nos espaços da escola.
î A separação e recolha selectiva de resíduos são deficientes.
î Cerca de 31% dos alunos não realiza a separação dos resíduos sólidos em casa.
î Cerca de 47% dos alunos desconhece o significado dos 3 R’s.
î Cerca de 27% dos alunos consideram que o ruído na escola é sempre ou frequentemente incomodativo.
î Só cerca de 31% dos alunos participaria numa companha de limpeza e embelezamento dos espaços da escola e 52% talvez.
î Cerca de 63% dos profissionais da escola participariam na melhoria de desempenho ambiental da escola.
î Cerca de 32% dos alunos deslocam-se a pé para a escola.

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