Aspetos a salientar da AUDITORIA AMBIENTAL
A auditoria ambiental constitui um importante
instrumento de diagnóstico ambiental da comunidade escolar e um dos suportes
metodológicos do Programa Eco-escolas. Esta auditoria resultou de um conjunto
de questões, umas de observação e outras que foram objecto de um inquérito a 216
alunos e 35 profissionais. Os temas abordados na auditoria foram os seguintes:
resíduos, água, energia, transportes, ruído, espaços exteriores, biodiversidade
e política ambiental. Destes, o projeto Eco-Leça irá trabalhar durante este ano
letivo a energia, água e resíduos (temas obrigatórios), assim com a floresta e
biodiversidade (temas facultativos).
Analisando os resultados e considerando os
critérios que constam do guia de auditoria ambiental da ABAE, verifica-se que
os índices de desempenho da nossa escola em cada um dos temas referidos são
inferiores a 50% em três dos oito temas (resíduos 42,6%; transportes 32,6%; biodiversidade
20%), em dois temas é 50% (água e ruído) e superior a 50% em três temas
(energia 78%; espaços exteriores 73,3%; política ambiental 70%).No índice
global obtivemos 52,1 %.
Na minha opinião, algumas das questões
consideradas para a obtenção destes índices de desempenho não são essenciais e
a resolução de algumas das situação mais negativas não passa pelo trabalho na
escola. No entanto, é de salientar algumas situações cujo resultado obtido foi
insatisfatório e que podem constituir as referências para o nosso trabalho
durante este ano letivo. Em relação aos temas cujo índice de desempenho é menos
positivo, o ruído é o mais preocupante porque ainda não é objeto das nossas
atividades de intervenção. Ao contrário dos transportes, este é um tema que
está ao nosso alcance trabalhar para melhorar o seu índice de desempenho.
Aspetos a salientar:
î
Existe muito lixo no chão, nomeadamente depois do intervalo principal da manhã
e no espaço do piso -1.
î
Insuficiência de contentores para separação de resíduos nos espaços da escola.
î
A separação e recolha selectiva de resíduos são deficientes.
î
Cerca de 31% dos alunos não realiza a
separação dos resíduos sólidos em casa.
î Cerca de 47% dos alunos desconhece o
significado dos 3 R’s.
î
Cerca de 27% dos alunos consideram que o ruído na escola é sempre ou
frequentemente incomodativo.
î
Só cerca de 31% dos alunos participaria numa companha de limpeza e
embelezamento dos espaços da escola e 52% talvez.
î
Cerca de 63% dos profissionais da escola participariam na melhoria de
desempenho ambiental da escola.
î
Cerca de 32% dos alunos deslocam-se a pé para a escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário